sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010


Deveríamos ter sempre diante dos olhos o efeito do tempo e a mutabilidade das coisas, por conseguinte, em tudo o que acontece no momento presente, imaginar de imediato o contrário, portanto, evocar vivamente a infelicidade na felicidade, a inimizade na amizade, o clima ruim no bom, o ódio no amor, a traição e o arrependimento na confiança e na franqueza e vice-versa.
Isso seria uma fonte inesgotável de verdadeira prudência para o mundo, na medida em que permaneceríamos sempre precavidos e não seríamos enganados tão facilmente.
Na maioria das vezes, teríamos apenas antecipado a ação do tempo.
Talvez para nenhum tipo de conhecimento a experiência seja tão imprescindível quanto na avaliação justa da inconstância e mudança das coisas.
Ora, como cada estado, pelo tempo da sua duração, existe necessariamente e, portanto, com pleno direito, cada ano, cada mês, cada dia parecem querer conservar o direito de existir por toda a eternidade.
Mas nada conserva esse direito, e só a mudança é permanente.
Prudente é quem não é enganado pela estabilidade aparente das coisas e, ainda, antevê a direção que a mudança tomará.
Por outro lado, o que via de regra faz os homens tomarem o estado provisório das coisas ou a direção do seu curso como permamente é o fato de terem os efeitos diante dos olhos, sem todavia entender as suas causas.
Mas são estas que trazem o germe das mudanças futuras, enquanto os efeitos, únicos existentes para os olhos, nada contêm de parecido.
Os homens apegam-se aos efeitos e pressupõem que as causas desconhecidas, que foram capazes de produzi-los, também estão na condição de mantê-los.
Nesse caso, quando erram, têm a vantagem de fazê-lo sempre em uníssono.
Sendo assim, a calamidade que, em decorrência desse erro, acaba por atingi-los, é sempre universal, enquanto a cabeça pensante, caso erre, ainda permanece sozinha.
Diga-se de passagem que temos aqui uma confirmação do meu princípio de que o erro nasce sempre de uma conclusão da consequência para o fundamento.
(Arthur Schopenhauer)

2 comentários:

  1. como vai minha querida?
    um beijo pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Oi Minha amiga .
    Estou bem , só curtindo o Carnaval atraves da internet ja que aqui nao tem . rsrsrs
    O que tem aqui é muito frio e neve .kkkkkkkkkk
    Beijao e feliz carnaval pra vc !!!

    ResponderExcluir

.

“As palavras são a voz do coração. Onde quer que você vá,vá com todo o coração. Por muito longe que o espírito alcance,nunca irá tão longe como o coração.”(Confúcio)

Quem sou eu

Sou uma pessoa de bem com a vida e dificilmente você me verá de mau humor.Tento levar a risca o ditado "não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você". Procuro me rodear de pessoas alegres e que me olham nos olhos quando eu falo. Acredito que energia positiva atrai energia positiva.

Visitantes Online

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

Translate

Acessos

Hora Certa

relojes para web gratis free clock for website

Links externos