sábado, 29 de maio de 2010


Avareza vem do latim avere.
Segundo o dicionário Aurélio, avareza significa excessivo e sórdido apego ao dinheiro; falta de generosidade e mesquinhez.
Claro que para não perder o habito e para melhor compreensão vamos aos sinônimos: mesquinho, mão de vaca, sovino, unha de fome, fominha, muquirana e, por aí vai...
Agora por sórdido entende-se quem denota o emprego de meios degradantes e baixos para alcançar um fim.
Compondo um dos sete pecados capitais, é o medo de perder algo que possui.
Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, é incrivel mas na literarura fala-se muito na avareza do dinheiro.
O ser humano comum respeita o dinheiro, claro, afinal precisamos dele para benefícios no viver, precisamos fazer nossas economias para momentos de aperto, nossas parcas poupanças, Já aqui eu estou falando de pessoas que querem ser as mais ricas do cemitério e, para tal, passam por privações na ordem de primeiras necessidades, às vezes de um pequeno prazer, tudo em função de um tostão a mais nos seus guardados. Sim, o avarento tem “guardados”, “esconderijos”.
Moliére descreveu isso maravilhosamente no “O avarento”.
Além do dinheiro vou falar um pouco do avaro a outras situações, vamos lá!
Vejo muito avaros de carinho, de respeiro, de amor, de solidariedade, de um mísero beijo, um mísero bom dia, uma palavra que o outro necessita, etc e tal.
Lembrando que o avaro tem cuidado com seus pertences, todos eles.
Ele escolhe o seu preferido e segue avarento nele, como coloquei não só de dinheiro mas de outras coisas mais.
Normalmente as pessoas avarentas preferem abrir mão do que tem menos valor para ele, sempre tenta, ou melhor preserva, guarda, esconde o que é mais valioso para si.
Perder algo pode ser o maior de seus tormentos e,seu tormento reina no verbo “DAR”, seu pior castigo seria usufruir do objeto de apego.
Lembra?Quantas pessoas voce conhece com esse perfil?
Claro que a resposta será: - ah tem meu amigo tal meu familiar tal .. sim, lembrarás de varios.
Nao esqueceu ninguem?
Voce já parou para pensar em como voce é, como se comporta?
Vou colocar algumas dicas para você dar uma olhada e, olhar para você:

- SUBJUGAR COISAS E PESSOAS - aqui nesta parte, sempre lembro que sempre achamos caro o trabalho do outro, sempre.
Olha um exemplo que eu acho clássico, não damos conta da faxina PESADA e para tal contratamos uma pessoa para isso e na hora de pagar, estamos sempre achando caro, um absurdo, mendigamos tostões para uma pessoa que esta fazendo um serviço que nos não damos conta de fazer, não fica meio esquisito?

- NADA A OFERECER, aqui podemos pensar nas palavras e ações que no dia a dia não nos custa nada, aqui podemos pensar em pequenas atitudes que poderia fazer a vida de outra pessoa mais feliz, nem que fosse por pouco tempo.
Um elogio, um agrado, um “não esqueci de você”, alguma coisa assim, fácil, simples assim.


- NADA A PERDER- habito que parece que adquirimos com a nossa cultura, já estamos desde pequenos sendo criados para ser o VENCEDOR, o que tudo ganha, o que tudo Poe para dentro, acho que por isso estamos com tantos problemas de “intestino irritadiço” na fala popular, intestino preso.
Pensa que não?
Sim o nosso corpo reage como nos somos, não podemos perder nada ...


- NADA A DAR, aqui podemos pensar em “tudo para mim”, um exemplo: meu armário repleto e roupas que não uso e não consigo dar nada, guardo tudo para mim... Mais uma coisa que lembrei, não vou DAR nada que você mereça, a não ser meu mau humor, meu egoísmo ou tudo que desprezo em mim mesma.

Gente, isso me parece tão comum nos dias de hoje, me faz recordar tantas patologias, mas claro, você não participa de nada disso, apenas os vizinhos, o outro.
Estamos na era do “EXCESSO DE EU E FALTA DE NÓS”
Sua vida esta nesta composição?
Se sim, esta na hora de rever seus valores...
Lembre-se: tanto o dinheiro e seus derivados, como a eletricidade, tanto ilumina, como mata.
Será que estou eu matando muitas situações?

Walnei Arenque

0 comentários:

Postar um comentário

.

“As palavras são a voz do coração. Onde quer que você vá,vá com todo o coração. Por muito longe que o espírito alcance,nunca irá tão longe como o coração.”(Confúcio)

Quem sou eu

Sou uma pessoa de bem com a vida e dificilmente você me verá de mau humor.Tento levar a risca o ditado "não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você". Procuro me rodear de pessoas alegres e que me olham nos olhos quando eu falo. Acredito que energia positiva atrai energia positiva.

Visitantes Online

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

Translate

Acessos

Hora Certa

relojes para web gratis free clock for website

Links externos