sexta-feira, 18 de junho de 2010



Segundo o dicionário Aurélio:
Desprezo: ato de desprezar alguém, falta de apreço, desdenhar, não levar em conta.
Acho que vai te tocar mais quando levantar-mos alguns sinônimos: sentimento de rejeição, sentimento de ser depreciado, sentimento de ser desconsiderado, sentimento de ser menosprezado, um desconsideração, e por aí vai uma vez, que se torna tão singular esta sensação quando por nos sentidas não é mesmo?
Você deve saber como se sente quando desprezado e poderia com certeza me ajudar a colocar mais palavras, isto é, se você conseguir nomear, porque as vezes a dor é tanta que não conseguimos sequer por um nome num sentimento.
As vezes ate colocamos, mas parece não expressar exatamente a sensação de se sentir desprezado.
Existe varias atenuantes que nos fazem sentir desprezados, queria eu continuar mas de repente percebo circulando pela casa, um tanto curiosa, minha companheira de arrumação de casa LIA, como minha avó a chamava.
Sim ela é minha companheira neste momento, pois a cada toque que dou no teclado ela quer saber sobre o que estou escrevendo, e quando digo o assunto, Lia de repente começa a colocar seus sentimentos para fora, peço que vá devagar, pois vou escrever o que ela fala: “as vezes as pessoas se sentem desprezadas por aqueles que mais cuidamos e, quando me sinto desprezada, choro amargurada e choro muito, fico muito triste que as vezes me encontro ate mesmo conversando com minha cachorrinha de estimação. Sinto um vazio porque a pessoa não tem 5 minutos para me dar atenção, o desprezo dói, dói mesmo, muito.
Espero cada dia por estes cinco minutos e, a espera é em vão, não vem”.
Lia se empolga e acaba falando também de seus sentimentos por outras pessoas que a desprezaram na vida.
Ela conta que num relacionamento em que ela se doou muito foi tremendamente desprezada, e eu vou escrevendo, não desprezando sua vontade de falar, ser ouvida e ser um exemplo vivo de pessoa desprezada:
“Eu me sentia assim, cada vez que a pessoa ia na minha casa ou me encontrava eu me sentia a ultima das pessoas porque era só humilhação por mais que nos erramos jamais deveríamos ser humilhadas e rejeitadas.
Até que depois de muito choro resolvi dar um basta e seguir meu caminho, a saudade ainda dói, porque um grande amor nunca se esquece nem a humilhação nem o desprezo que passei”, ela diz ainda: “tá bom, tá bom, senão não consigo terminar meu serviço, pois vou chorar.”
Lia na sua simplicidade de Humana volta para seus afazeres cantando, meio que tentando disfarçar sua dor.
Porque será que desprezamos?
Um dia, sempre há um dia, seremos ou fomos desprezados, sentimos na pele esta sensação de dor e, porque insistimos em repassar para o outro o que um dia nos machucou tanto?
Hoje fala-se muito em espírito de solidariedade, de caridade, falamos muito em Deus, estudamos seus ensinamentos, porem vemos as pessoas cada vez mais insensíveis, desprendidas dos que algum dia lhe doou sua escuta, seu olhar, seu carinho. Será que não poderíamos reverter situações em que nos mesmos fizemos isso?
Não poderíamos também deixar de descartar as pessoas como se fossem copos plásticos ou resíduos infectantes?
O inverso do desprezo é consideração e respeito!
Queremos isso, mas estamos dando Isso ao nosso próximo?
Na minha singuralidade, como disse acima, cada um tem uma sensação singular de expressar como se sente num momento de desprezo, sinto esta sensação da seguinte forma:
È você perceber que esta morta, sim morta dentro de uma pessoa, estando você viva.
È terrível você se ver morto em alguém estando vivo, presenciando sua própria morte.
Não queremos a morte, principalmente quando estamos vivos e sentindo.

Walnei Arenque

Um comentário:

  1. olá querida amiga..
    estava com saudade..
    vc sempre coloca textos que nos fazem refletir muito e o de hoje não é excessão..
    muito bem falado..eu acho inclusive que o surgimento dos blogs é isso: falamos..sabendo que de alguma maneira sempre alguém estará nos ouvindo..
    bjs...

    ResponderExcluir

.

“As palavras são a voz do coração. Onde quer que você vá,vá com todo o coração. Por muito longe que o espírito alcance,nunca irá tão longe como o coração.”(Confúcio)

Quem sou eu

Sou uma pessoa de bem com a vida e dificilmente você me verá de mau humor.Tento levar a risca o ditado "não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você". Procuro me rodear de pessoas alegres e que me olham nos olhos quando eu falo. Acredito que energia positiva atrai energia positiva.

Visitantes Online

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

Translate

Acessos

Hora Certa

relojes para web gratis free clock for website

Links externos