quarta-feira, 30 de junho de 2010

Querer melhorar de vida, sonhar com coisas um pouco acima de nossas possibilidades, é normal, e até saudável; afinal, quem não deseja ter o iPod novo, aquele que ainda não foi lançado?
Até eu.
Mas não há nada pior do que perceber aquele brilho -o brilho da cobiça- no olhar de pessoas que passam a vida querendo mais, sempre mais, fazendo tudo para ter o que ouviram falar que é o melhor da vida. Algumas dessas coisas são até bem boas, mas se a vida fosse fácil, bastaria ter muito dinheiro, escolher sempre o mais caro, encher a geladeira de caviar e champanhe e ser feliz (eu tenho um amigo que quando está num restaurante de um país do qual não fala a língua, pede o prato mais caro; segundo ele, deve ser o melhor).
Com uma certa cultura -não necessariamente a dos livros, mas se tiver lido alguns, melhor ainda-, uma certa vocação para o bom gosto e alguma sensibilidade, é só olhar em volta com atenção, mas não só com os olhos; para aprender, é preciso usar os cinco sentidos e sobretudo os outros, aqueles que não têm nome.
A maioria prefere comprar pronto: abre o jornal, lê as críticas dos filmes e das peças e vai com a opinião já formada, sabendo se vai ou não gostar.
E quando comenta o espetáculo, fala dos cenários, da direção de arte, da luz e da fotografia com as palavras certas, aquelas que leu no jornal.
Raro é encontrar alguém que tenha uma opinião pessoal -mesmo errada- sobre seja lá o que for.
Todos gostam das mesmas grifes, dos mesmos restaurantes, dos mesmos roteiros turísticos, das mesmas músicas; suas casas são iguais, os carrões e relógios os mesmos, e nunca ouviram falar que dr. Lúcio Costa teve durante anos um velho e elegante Austin; aliás, que carro não seria elegante tendo dr. Lúcio como dono?
Como seria bom encontrar alguém que reconheça não haver grande diferença entre as praias do Nordeste e os famosos mares da Indonésia (só os hotéis), e que entre pegar uma ponte aérea ou uma carona num jatinho, é mais fácil pegar a ponte, até para poder escolher o horário mais conveniente.
Uma pessoa que não tenha medo de ser politicamente incorreta, que se diga francamente pró ou contra qualquer coisa, contanto que seja seu pensamento, não o que ficou combinado, que não pensa igual, que tem coragem de confessar não só sua ignorância quanto a certos assuntos, como a coragem de discordar da opinião geral e dependendo dos argumentos, voltar atrás e concordar.
Convenhamos que está cada dia mais difícil.
O mundo e as pessoas estão a tal ponto iguais que não tem mais graça (quase) pegar um avião e ir para outro continente, comprar a mesma camiseta e o mesmo tênis; a camiseta que agora qualquer camelô vende, com etiqueta e tudo, tem graça?
Só se valoriza o que é único: o vestido, o diamante, a fivela de tartaruga loura verdadeira, comprada numa feira de antiguidades, que você não empresta, não dá e não vende (de antes do projeto Tamar, claro).
Cada pessoa é única, e é por aí que acontece o amor; ela é única em seus traços físicos, em sua inteligência, em sua personalidade.
É só cultivar o que temos de mais precioso, essa "unicalidade", para se destacar num mundo em que todos estão cada vez mais iguais.
Não é uma questão de ser mais, nem de ser diferente: apenas de ser única.
P.S.: Inesquecível, d. Marisa Letícia recebendo a Ordem do Rio Branco por serviços prestados à nação.
E isso, calada: imagina se falasse.
 
Danuza Leão

0 comentários:

Postar um comentário

.

“As palavras são a voz do coração. Onde quer que você vá,vá com todo o coração. Por muito longe que o espírito alcance,nunca irá tão longe como o coração.”(Confúcio)

Quem sou eu

Sou uma pessoa de bem com a vida e dificilmente você me verá de mau humor.Tento levar a risca o ditado "não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você". Procuro me rodear de pessoas alegres e que me olham nos olhos quando eu falo. Acredito que energia positiva atrai energia positiva.

Visitantes Online

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

Translate

Acessos

Hora Certa

relojes para web gratis free clock for website

Links externos