sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


Eu gosto do Brasil, muito, e não só quando ele ganha a Copa.
Mas mantenho minha resposta: orgulho não tenho.
OUTRO DIA, num programa de televisão, me questionaram: "se você estivesse no exterior e perguntassem se tem orgulho de seu país, o que você diria?"
Sem nem pensar, respondi: "diria que não, não tenho".
Depois achei que, apesar de ter sido sincera, ia pegar mal, diante dos telespectadores; mas pensei.
Eu gosto do Brasil, muito, e não só quando ele ganha a Copa.
Mas mantenho minha resposta: orgulho não tenho.
Como alguém pode se orgulhar de um país onde a polícia mata tanto quanto os bandidos, em que a maior parte dos políticos não tem o menor caráter, a menor ideologia, e trocam de partido três, quatro vezes, de acordo com seus interesses?
Que recebem um mensalão para votar de acordo com o governo?
Que transformaram a Câmara dos Deputados -salvo algumas exceções- em uma delegacia de polícia?
Basta abrir o jornal, qualquer dia da semana: 80 por cento das notícias são de escândalos, e a maior parte deles, ligados aos políticos.
Os ministros são nomeados não por sua competência, mas para agradar a um partido e tê-lo como aliado, a polícia dá mais medo do que os bandidos, nosso risonho governador só faz viajar, é dinheiro na cueca, dinheiro no escritório do marido de uma governadora, dinheiro para subornar um delegado.
Mas de Celso Daniel não se fala mais.
Não há uma pessoa que faça um plano sério para reformular a polícia, expulsar a banda podre, para que a população viva sem medo.
Se em Nova York conseguiram, por que não no Brasil?
Falo sobretudo do Rio, onde se vive em estado de guerra permanente.
Na última semana dois amigos foram vítimas de assalto: um teve quatro fraturas no braço, o outro se salvou porque, como era mais gordinho, a gordura protegeu a bala que o teria matado.
Isso às seis da tarde, em ruas de movimento.
Ministros dão declarações na televisão palpitando sobre a maneira como foram presos os empresários e já sinalizando que o habeas corpus iria sair; era pule de 10.
Na minha modesta opinião, ministros, sobretudo os do Supremo, devem ter o maior cuidado não só no que falam como também com quem andam.
Ministros existem para julgar, e pronto.
Penso que a polícia pegou os graúdos na madrugada, antes que um Citation os levasse para longe.
E na minha modesta opinião, eles foram detidos não só pelos crimes atuais mas também pelo conjunto da obra.
Quem nunca ouviu falar do passado dos três mais famosos presos desta semana?
Diariamente crianças são mortas por policiais, militares que dão de presente aos traficantes três adolescentes, sabendo que eles seriam assassinados, 271 analfabetos pretendem se eleger, um bispo, apoiado pelo governo federal, quer ser prefeito sem ter nada a ver com a cidade, 262 bebês morreram nas maternidades de Belém desde o início do ano, o Senado contrata 97 novos funcionários a R$ 10 mil, sem concurso nem necessidade, a adolescência que sai à noite para se divertir arrisca a vida, e os brasileiros acham que é normal viver assim. Aliás, onde andará Marcos Valério?
Quem pode vai morar em outro país; quem não pode vive com medo, enquanto nosso governante morre de orgulho de conviver com os poderosos do mundo.
E como a maioria do povo não é politizada -e não interessa aos governos que seja-, vamos piorando, a cada eleição.
E se passar a idéia de que só pode se candidatar quem tiver ficha limpa, como se faz com qualquer candidato a entregador de pizza, isso só valerá a partir de 2010 -isso se passar.
Não, eu não tenho orgulho do meu país.
Tenho é muita vergonha do que fazem com ele.

Danuza Leão

0 comentários:

Postar um comentário

.

“As palavras são a voz do coração. Onde quer que você vá,vá com todo o coração. Por muito longe que o espírito alcance,nunca irá tão longe como o coração.”(Confúcio)

Quem sou eu

Sou uma pessoa de bem com a vida e dificilmente você me verá de mau humor.Tento levar a risca o ditado "não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você". Procuro me rodear de pessoas alegres e que me olham nos olhos quando eu falo. Acredito que energia positiva atrai energia positiva.

Visitantes Online

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

Translate

Acessos

Hora Certa

relojes para web gratis free clock for website

Links externos